Contagem Regressiva

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Laboratório Didático Virtual

O LabVirt Física possui demonstrações e simulações de diversas situações teóricas da Física que muitas vezes pensamos em sala de aula como poderíamos demonstrar e contextualizar esse tipo de exercícios para os alunos. O site conta também com consultas sobre conteúdos de Física, projetos educacionais, fóruns, discussões sobre o objetivo de aprendizagem da Física etc.
Acessem e bons estudos


Show da Física

O Show de Física realiza diversas demonstrações do mundo da Ciência com experimentos práticos e divertidos que muitas vezes o ambiente escolar não possibilita condições, assim como, materiais para tal. As apresentações ocorrem constantemente no Instituto de Física da USP, agende uma visita com seus alunos.

Estação Ciência - USP


A Estação Ciência - USP proporciona ao professor e estudante o estudo de ciências dinâmico e interativo das áreas de ciências e tecnologias com eventos e atividades para disseminar e despertar a curiosidade pelo conhecimento científico.
Conheça melhor:
http://www.eciencia.usp.br/

USPitec 2012

USPitec 2012

A EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Zona Leste estará promovendo de 23 a 25 de agosto a USPitec 2012, a I- Feira USP de Inovação e Empreendedorismo - Inovação com Responsabilidade Social.
A Feira terá como objetivo apresentar aos participantes o grande potencial tecnológico existente no meio acadêmico e proporcionar ambiente de trocas de experiências entre participantes e empresários, assim como novas parcerias e divulgações tecnológicas desenvolvidas pela USP.
A entrada é franca.
Acesse o site para maiores informações e inscrições e assista ao vídeo de apresentação:


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"Sonda Curiosidade"

Fonte: canaltech.com.br
A Sonda não tripulada Curiosity pousou em Marte na madrugada de segunda feira (06/08/2012) com alta tecnologia, que segundo a NASA é um dos projetos mais avançados em questão de captura de imagens com alta definição, coleta de materiais, análises climáticas e do solo, para avaliação de chances do planeta vermelho abrigar alguma forma de vida.
A Curiosity foi lançada a Marte no dia 26 de novembro de 2011 e percorreu mais de 250 milhões de quilômetros até o seu pouso em solo Marciano e este, um dos momentos mais críticos da missão, pois devido a grande diferença das condições da atmosfera de marte, a sonda poderia sofrer sérios danos, mas com o auxílio de um paraquedas o pouso ocorreu com sucesso, como mostra o vídeo abaixo no momento da comemoração dos cientistas e controladores da NASA.

A NASA divulgou as primeiras imagens do solo de marte capturadas pelas câmeras da Curiosity logo após seu pouso.
 Fonte: Image Gallery/nasa.org
 Fonte: Image Gallery/nasa.org
 Fonte: Image Gallery/nasa.org
Fonte: Image Gallery/nasa.org
 A Curiosity tem autonomia para funcionamento de até 14 anos devido seus geradores de plutônio, ao contrário de outras sondas que para recarga de suas baterias utilizam painéis solares. Isso sim é que é bateria que dura e não aquele celular que só me deixa na mão quando esqueço o carregador ou não tem nenhuma tomada por perto.
Quem sabe, logo, logo, poderemos ter descobertas de outro mundo.