Contagem Regressiva

quarta-feira, 4 de julho de 2012

SNEA 2012

Fonte: Site SNEA

SNEA 2012 II - Simpósio Nacional de Educação em Astronomia
O II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA) será realizado no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo, SP, no período de 24 a 27 de Julho de 2012.

Objetivos
Reunir e favorecer a interação dos pesquisadores em Educação em Astronomia, com as finalidades de discutir trabalhos de pesquisa recentes e de tratar temas de interesse da área.
Participe! Acesse o aqui o site do SNEA 2012

Tecnologia

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até já comprou um tablet sem saber muito o que ele faz, mas se for como eu, um apaixonado por novas tecnologias e que não pode ver nada de novidade que já quer logo comprar, então, dá uma olhada em algumas funções e modelos desse aparelho que está virando febre entre todos.

Criações e Criaturas

Devido a esses e muitos outros inventores é podemos desfrutar de algumas tecnologias atualmente.
Da uma olhada na lista de alguns inventores e suas criações.
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/invencoes.htm

Alan Turing


Cientistas que mudaram o mundo: Alan Turing

Olhem só a capacidade desse cara!

Alan Turing foi um incrível matemático, lógico e criptoanalista, cujos estudos e projetos se tornaram base para a tecnologia atual. É neste momento que muitos podem estar pensando: “Mas afinal de contas, o que esse cientista inventou de tão importante?”A resposta deve estar, literalmente, na sua frente: ele é o motivo de você estar usando um computador neste momento.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/19161-cientistas-que-mudaram-o-mundo-alan-turing.htm#ixzz1zevDQWxf

Só Física

Olá professores de Física, não sei se vocês conhecem o site Só Física, que trás exercícios, material de apoio, jogos, dicionário, entre outros tantos para o apoio das aulas de Física. Basta fazer o cadastro, gratuito, na página inicial http://www.sofisica.com.br/ e sair pesquisando.
Ótimo trabalho a todos.

MOP


 
A Mostra Paulista de Ciências e Engenharia – MOP foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes.
Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a MOP tem como principal objetivo divulgar projetos investigativos conduzidos por estudantes da Educação Básica e Técnica do Estado de São Paulo.
A edição 2012, organizada pelo Catavento Cultural e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC é o segundo capítulo de uma importante história, que será construída em conjunto com estudantes interessados e professores motivadores.
Os objetivos específicos da MOP são:
  • Estimular a pesquisa científica entre os estudantes da Educação Básica, familiarizando-os com normas, regras e procedimentos.
  • Incentivar o empreendedorismo, a criatividade e o espírito investigativo dos estudantes e professores da Educação Básica.
  • Promover a convivência e troca de informações entre estudantes de escolas públicas e particulares e membros da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários).
  • Aproximar estudantes e empresas públicas e privadas, por meio da divulgação dos talentos e dos projetos inovadores revelados durante a Mostra.
Maiores informações e incrições no site da MOP
http://mostrapaulista.org.br/index/

Participe, increva seus alunos!

Partícula de Deus

Cientistas descobrem 'pista' do que pode ser a 'partícula de Deus'.

Vejam só!
A BBC Brasil publicou nesta quarta feira o anuncio dos Cientistas do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) de terem descoberto uma nova partícula subatômica que pode ser o tão procurado Bóson de Higgs, conhecido como a 'partícula de Deus' e considerado crucial para entender a formação do Universo.
'Confirmo que uma partícula foi descoberta e é consistente com a teoria do Bóson de Higgs', diz John Womersley, executivo-chefe do Conselho de Ciência e Tecnologia em Londres, que está trabalhando com o Cern.
Leiam na integra:

terça-feira, 3 de julho de 2012

FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.
A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.

 Objetivos da FEBRACE:
  • Estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
  • Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária (estudantes, professores, funcionários), para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão.
  • Criar uma oportunidade para jovens pré-universitários brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.
  • A FEBRACE é uma experiência única. Faça parte você também deste movimento!