Contagem Regressiva

quinta-feira, 21 de junho de 2012

USP - Escola

4º Encontro USP-Escola


Continuam abertas as inscrições para o 4º Encontro USP-Escola. Os cursos são:
10 a 14 de julho de 2012
- Teoria da Relatividade para o Ensino Médio
- Corrente Elétrica – A Construção de um Modelo Físico
- Abordagem Experimental de Tópicos de Óptica
- Astronomia - Grupo Sputinik
- Libras e o ensino de Física na perspectiva inclusiva para a pessoa surda
- Fluidos Complexos, propriedades e aplicações (Física, Química e Biologia)
- Química 1-A contextualização no ensino de química
- Química 2-Módulo 1 – Primeiro Ano do Ensino Médio
- Ciências: Experimento e Conceito nos cadernos do Estado
- Desvendando de modo prazeroso o DNA e os fundamentos da hereditariedade
- Inglês - Promovendo a escrita em inglês por meio da mídia eletrônica: wikis
16 a 20 de julho de 2012
- Oficinas Experimentais para Capacitar o Professor de Ciências para Construir e Utilizar Experimentos Simples de Física no Ensino Fundamental.
- Astronomia no Ensino de Ciências: da observação aos modelos

Empirika 2012



DESAFIOS EMPIRIKA!

No mundo atual, Ciência e Tecnologia são consideradas como chaves para o desenvolvimento social, econômico e político. Refletir sobre como se instalaram no mundo, sobre o que é fazer Ciência, sobre as questões relativas à produção do conhecimento e por que causam transformações profundas e conflitos relacionados às preocupações ligadas à natureza e à ecologia, é tarefa que se impõe a toda a sociedade. É com esta intenção que foi criada a EMPIRIKA, feira ibero-americana de ciência, tecnologia e inovação que teve início no ano de 2010, em Salamanca (Espanha), com o objetivo de se tornar um fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências provenientes de instituições científicas de diversos países da Ibero-América.

Integrando-se à programação da Feira Internacional EMPIRIKA 2012, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dará continuidade e ênfase às ações de formação que já são desenvolvidas na área curricular de Ciências da Natureza. Vários Desafios foram pensados como estratégias para promoção do desenvolvimento contínuo de competências e habilidades dos alunos, vistos como agentes integrantes e modificadores de sua comunidade. Desafios que lançam aos jovens, estímulos para aflorar o pensamento crítico, ampliar os conhecimentos científicos, as formas alternativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. E, ainda, para a divulgação das produções da escola pública paulista, no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, criando novas oportunidades de intercâmbio entre alunos e professores.

Qualidade de vida, sustentabilidade, fontes alternativas de energia, cardápio e meio-ambiente, água, lixo, reciclagem e poluição foram os temas escolhidos para os Desafios. A participação dos estudantes da rede pública de ensino será mais uma oportunidade para que aliem os conhecimentos científicos à criatividade. Por esta razão, o CRE Mario Covas reúne, nesta página, informações e orientações aos gestores, professores, alunos e comunidade escolar através de vídeos, videoconferências, critérios de participação, textos de apoio e referências bibliográficas, que acompanham cada um dos Desafios, de forma a apoiar o trabalho das escolas, enquanto espaços privilegiados de formação.

Para inscrições e documentos do EmpiriKa 2012 acesse o site clicando aqui